terça-feira, 17 de novembro de 2015

PREMIUM TASTING BUENOS AIRES

A DIVERSIDADE ARGENTINA NUMA CATA TOP  





O evento que há cinco anos se repete na cidade de Mendoza e que o ano passado desfrutamos aqui em São Paulo desembarcou pela primeira vez em Buenos Aires a semana passada.

Da mão do seu organizador Nicolás Alemán e com a presença dos mais prestigiosos enólogos do pais se desenvolveu a degustação de 30 sensacionais vinhos pontuados 91 o mais pelo famoso critico Robert Parker.


A cata se dividiu em 6 flights ou passadas de 5 vinhos por vez e tanto a coerência na distribuição dos flights quanto a temperatura do serviço foi absolutamente perfeita.




O evento serviu para demostrar mais uma vez que a diversidade de vinhos e de regiões na Argentina é gigante, não é só Malbec e não é só Mendoza, e que tampouco se pode classificar a Mendoza como uma unica região, com terroirs dentro da própria  província que geram vinhos completamente diferentes.


Blends extraordinários e  Malbecs de diferentes alturas foram degustados, até Petit Verdot, um melhor do que o outro.
Desta vez e com muito bom critério não se escolheu um ganhador por passada, pois não existe um melhor, simplesmente são diferentes.


A grande surpresa da noite para mim chegou no ultimo flight, com uma seleção de brancos FANTÁSTICOS.
Para aplaudir em pé o blend de brancos "@micheliniwines" de Passionate Wine, barricado desde o 2009 e engarrafado só agora no 2015...eu que procuro que um vinho me emocione quase que choro!

 Seria injusto só mencionar esse, pois o Ben Marco Torrontes levemente fermentado em Barrica (que já havia apreciado num almoço na própria Domínios del Plata o ano passado) é levar a uva branca insignia da Argentina a outro patamar... um novo conceito de torrontés.
No mesmo sentido esta o Laborum Oak 2014, outro vinhaço!




Dos tintos fiquei gratamente surpreso com o Pasacana 2013 de Jujuy e Sapo de outro Pozo 2012 de Mosquita Muerta Wines, confirmando a diversidade e a aparição forte de outras Províncias e outros players ao mercado.











Numa categoria de vinhos de sonho, coloquei vários na minha lista, entre eles o Pulenta Estate Gran Corte VII 2011, o Decero Mini Ediciones Petit Verdot 2012, o Eggo Tinto de Tiza 2013, o Ambrosia Terroir Series 2011 e principalmente aqueles dois que me voaram a cabeça no tasting: o Teho Malbec 2013 de Alejandro Sejanovich e o 
Bramare  s.v. Zingaretti, de Viña Cobos.






Uma degustação unica, pois se ter a possibilidade não só de desfrutar excelentes vinhos mais que eles sejam apresentados por aqueles que os produziram, não tem preço.
Um luxo poder interagir com caras como os irmãos Michelini, Seba Zuccardi, Alejandro Sejanovich, Susana Balbo, Luis Barraud ou Andrea Marchiori entre tantos outros.





Desta vez não foi em São Paulo, mas isso não foi impedimento para que o ENOGASTROGRINGO não esteja presente... o formato do evento, a qualidade indiscutível de TODOS os rótulos e a presença de winemakers de fama mundial fazem do Premium Tasting um dos melhores eventos ao qual se pode assistir na America do Sul.




Tomara voltem a São Paulo, os estaremos esperando de braços abertos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário